25 de maio de 2009

Derrota justa no Olímpico


Como eu já previa, voltamos de Porto Alegre com nossa primeira derrota no Brasileirão: 2 a 0 para o Grêmio.
Somamos apenas dois pontos em nove possíveis, um péssimo aproveitamento nesse início de brasileirão.
Já é hora de ligar o alerta, pois mesmo no começo do campeonato é essencial somar na tabela. Afinal valem o mesmos três pontos conseguidos na hora do aperto.
Ontem o Grêmio chegou muitas vezes frente a nossa defesa, ganhando quase todos os rebotes na entrada da área. O meio-de-campo gremista engoliu o nosso, e a zaga se virava como podia, com destaque para o Eduardo.
O time sem Maicosuel e Reinaldo(quando vai voltar?!) se resume a muita vontade, muita marcação, mas pouca inspiração. O time não ataca, não cria praticamente nada, e ontem se limitou a cobranças de falta do Juninho na intermediária!

Ney Franco mais uma vez escalou mal o time, aliás é inacreditável estarmos quase em Junho(!) e o nosso técnico não tem um time titular nem um esquema tático definido!
Ontem novamente ele se superou, barrando o Thiaguinho pra escalar o Alessandro! Mesmo não jogando como no ano passado, ele é titular em qualquer lado, tanto na vaga do Gabriel quanto na do Alessandro. Em relação ao Alessandro, que erra tudo, ele está anos-luz a frente!
Guerreiro mais uma vez jogando de zagueiro. O Eduardo que fazia boa partida na zaga, foi deslocado pra ala... Se quer jogar com três zagueiros, por que não coloca três zagueiros de ofício, Wellington - Juninho – Eduardo ? O fato é que o treinador parece mais perdido que cego em tiroteio. Escala mal, substitui mal, os jogadores que indica vão mal... Aliás a diretoria também tem sua parcela. Contratam um lateral para jogar em agosto! O Reinaldo, o ‘grande reforço’ ou pelo menos o grande nome do time, vive mais no departamento médico do que em campo. O Teco vai pra seis meses de clube e nada.

Voltando ao jogo, ao fim da primeira etapa saímos no lucro, apesar dos sustos. Na volta do intervalo, Ney trocou Gabriel e Rodrigo Dantas por Wellington e Jean Coral. Com isso Eduardo passou de zagueiro à lateral, e Tony recuou para o meio-campo. O time tentou atacar mais, porém sem organização ou criatividade alguma. E Guerreiro na sua única falha na partida, cortou mal e Jonas abriu o marcador. A partir daí o Botafogo, que já não estava bem, sumiu em campo, e ainda viu Julio Santos marcar mais um. Justissímo.

É evidente que as coisas não vão nada bem. Mudanças se fazem urgentes, tanto nas peças quanto na forma de jogar. Como já disse milhares de vezes, sou a favor do 4-4-2. E principalmente, o time tem que jogar buscando a vitória, independente de dentro ou fora de casa. Agora vem três jogos no Rio, e precisamos somar esses pontos pra não nos distanciarmos muito dos líderes, e evitarmos preocupações no futuro.

3 comentários:

Ricardo Pereira disse...

cara, concordo contigo. é preciso começar a pontuar de verdade, além disso só o ney não vê que o leandro guerreiro tem que jogar no meio campo!!

mas hoje tivemos boas notícias (pelo menos ouvi falar...), parece que diego, jean carioca e lucas silva foram dispensados... espero que seja verdade!

e o acerto com o lúcio flávio, o que acha??

abs

Ricardo Pereira disse...

infelizmente as dispensas que comentei acima eram boato, vamos ter que aguentá-los mais um pouco...

Leandro Shafman disse...

Ney franco tem que ter vergonha na cara, e ver que o Fogão não é o Ipatinga